Captura recorde de 1.804 ursos em 2023 leva à primeira queda populacional registrada; governo quer reduzir número até 2034.
A população de ursos-pardos em Hokkaido, no norte do Japão, foi estimada em 11.600 indivíduos ao final de 2023, uma queda de 500 animais em relação ao ano anterior. Essa é a primeira redução registrada desde 1991, quando o monitoramento começou oficialmente.
Segundo o governo da província, o declínio está ligado à captura recorde de 1.804 ursos durante o ano fiscal de 2023. A meta oficial é capturar 1.254 ursos por ano até 2034, com o objetivo de reduzir a população para 8.220 e retornar ao cenário anterior ao aumento de avistamentos que geraram preocupação social.
Os dados foram apresentados em 5 de agosto pela equipe de contramedidas contra ursos-pardos durante uma reunião do comitê de meio ambiente da Assembleia Provincial. As estimativas foram calculadas com base em um modelo dinâmico desenvolvido pela Organização de Pesquisa de Hokkaido.

Regiões com maior concentração de ursos
- Hidaka e Yubari: 4.060 ursos
- Leste de Hokkaido e região oeste de Soya: 2.250
- Península de Oshima: 2.120
O tema ganhou urgência após um ataque fatal ocorrido em 12 de julho, na cidade de Fukushima, na Península de Oshima. Um homem foi morto por um urso, levando o governo a emitir o primeiro alerta oficial de presença de ursos-pardos. Apesar de vários avistamentos anteriores, nenhum aviso havia sido emitido, o que gerou críticas à gestão do sistema de alertas.
O governo provincial anunciou que irá revisar o sistema de notificações, ouvindo especialistas e autoridades locais. A equipe de contramedidas também alertou que ursos atraídos por lixo ou plantações estão gerando conflitos com humanos, e recomendou melhor gestão de resíduos e limpeza de vegetação rasteira para evitar novos encontros perigosos.
Com informações do Mainichi Shimbun, This Is Japan e WorldOstats