Lee Jae Myung e Shigeru Ishiba devem reforçar laços bilaterais e discutir segurança regional, Coreia do Norte e cooperação com os EUA
O governo japonês está em negociações com a Coreia do Sul para organizar uma visita do presidente sul-coreano Lee Jae Myung ao Japão no final deste mês, segundo fontes diplomáticas. Será a primeira viagem oficial de Lee ao país desde que assumiu o cargo em junho deste ano.
Durante o encontro com o primeiro-ministro japonês Shigeru Ishiba, os dois líderes devem reafirmar o compromisso com uma comunicação próxima para fortalecer os laços entre os dois países. A relação entre Japão e Coreia do Sul costuma ser marcada por tensões históricas e disputas territoriais, mas ambos têm buscado uma aproximação nos últimos anos.
Além das questões bilaterais, Lee e Ishiba devem discutir a cooperação em segurança regional, tanto entre os dois países quanto em conjunto com os Estados Unidos. O foco principal será enfrentar ameaças como os programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte, segundo as fontes.
Outros temas esperados na pauta incluem a crescente aliança militar entre Coreia do Norte e Rússia, especialmente diante da guerra na Ucrânia, e as atividades cibernéticas ilegais de Pyongyang, como o roubo de criptomoedas.
Lee Jae Myung deverá passar pelo Japão a caminho dos Estados Unidos, onde se encontrará com o presidente Donald Trump, acrescentaram as fontes.
Os dois líderes já haviam se encontrado em junho, no Canadá, durante a cúpula do G7. Na ocasião, reforçaram o compromisso com a chamada “diplomacia de revezamento”, com visitas regulares e mútuas entre os chefes de Estado.
Neste ano, Japão e Coreia do Sul comemoram os 60 anos da normalização de suas relações diplomáticas. Desde 2022, quando o antecessor de Lee, Yoon Suk Yeol, assumiu o poder, os dois países têm intensificado os contatos. Um exemplo recente foi a visita do chanceler sul-coreano Cho Hyun a Tóquio no mês passado — sua primeira viagem oficial como ministro das Relações Exteriores.