Akie Iwai conquista seu primeiro título na LPGA e faz história com irmã gêmea Chisato

Japonesa vence o Portland Classic nos EUA e forma com a irmã a primeira dupla de gêmeas a ganhar torneios na história da LPGA Tour

A golfista japonesa Akie Iwai, de 23 anos, venceu neste domingo (17) o Standard Portland Classic, conquistando seu primeiro título na LPGA Tour e entrando para a história do golfe ao lado de sua irmã gêmea, Chisato Iwai. As duas agora são as primeiras irmãs gêmeas a vencerem torneios na principal liga de golfe feminino do mundo.

Akie, que é novata no circuito, terminou o torneio com um total de 24 tacadas abaixo do par (264), garantindo a vitória com quatro tacadas de vantagem sobre a americana Gurleen Kaur. Ela teve uma última rodada impecável, com 66 tacadas (seis birdies e nenhum erro), no Columbia Edgewater Country Club, em Portland, Oregon.

Sua irmã Chisato, que também é novata e venceu seu primeiro torneio em maio, no Mexico Riviera Maya Open, terminou em terceiro lugar nesta edição do Portland Classic, apenas uma tacada atrás de Kaur. Ela teve um desempenho impressionante no domingo, com 64 tacadas e dois eagles.

“Foi muito difícil chegar até aqui, mas estou muito feliz por ter conseguido essa vitória”, disse Akie após o torneio. Ela contou que se sentiu frustrada por ter ficado em segundo lugar duas vezes neste ano, mas se manteve concentrada. “Eu fiquei focada o tempo todo. É um título conquistado graças a toda a equipe. Foi um dia inesquecível.”

Akie fez birdies consecutivos nos buracos 5 e 6, e depois mais quatro nos últimos nove buracos, incluindo dois seguidos no 17 e 18 para fechar a vitória com estilo.

Com essa conquista, Akie se torna a quinta japonesa a vencer na LPGA em 2025, ao lado de sua irmã Chisato, Rio Takeda, Mao Saigo e Miyu Yamashita, que venceu o Women’s British Open neste mês.

Segundo a organização da LPGA, as irmãs Iwai são o quarto par de irmãs a vencer torneios na história do circuito, juntando-se às norte-americanas Jessica e Nelly Korda, às tailandesas Ariya e Moriya Jutanugarn, e às suecas Annika e Charlotta Sorenstam.

“Depois que a Chisato venceu, fiquei ansiosa, me perguntando se eu também conseguiria ganhar. Mas pensei: se eu fizer o meu trabalho, tudo vai dar certo”, comentou Akie. “Quero vencer um major no futuro. E, neste restante da temporada, gostaria de conquistar mais títulos ao lado da Chisato. Ela está sempre comigo, no meu coração.”