Alunos exigem investigação após agressões de professor da Universidade de Hokkaido em evento

Caso aconteceu em Julho e os estudantes exigem investigação e medidas disciplinares após agressões em festa patrocinada pelo departamento de química.

Um professor assistente do Departamento de Química da Universidade de Hokkaido, no Japão, está sendo acusado de agredir fisicamente diversos estudantes durante uma confraternização com álcool realizada em junho.

O episódio ocorreu após um torneio de beisebol promovido pelo departamento nos dias 19 e 20 de junho, em Sapporo. Na noite do dia 20, durante um churrasco realizado no campus, o professor, visivelmente intoxicado, teria jogado estudantes ao chão em estilo sumô e, em seguida, agredido fisicamente outros alunos dentro de um laboratório, causando ferimentos.

Um espaço aberto no campus da Universidade de Hokkaido, onde a festa foi realizada, é visto no bairro Kita de Sapporo em 6 de agosto de 2025. (Imagem via Mainichi/Shimpei Torii)

Reação dos estudantes e falta de transparência:

Apesar da gravidade, o conselho do departamento demorou mais de uma semana para se manifestar. A resposta inicial não incluiu pedido de desculpas nem explicações formais, o que gerou indignação entre os alunos.

“Temíamos que o departamento tentasse encobrir o ocorrido,” disseram estudantes em e-mail enviado à administração da universidade no final de junho.

Eles exigiram investigação oficial, punição ao professor e revisão da postura do departamento, que já vinha sendo criticado por isolar membros sem liderança nos laboratórios.

Documento genérico e sem responsabilização:

A universidade distribuiu um documento intitulado “medidas para prevenir recorrência de violência relacionada ao álcool”, mas sem mencionar o nome do agressor.

Um documento sobre medidas para prevenir a recorrência, compartilhado pelo departamento de química da Faculdade de Ciências da Universidade de Hokkaido, é fotografado em Sapporo em 6 de agosto de 2025. (Imagem via Mainichi/Shimpei Torii)

Com informações via Mainichi Shimbun