Espaço dedicado à cultura dos kits de montar será inaugurado em setembro com destaque para o universo Gundam
A empresa Bandai Spirits anunciou nesta quarta-feira (20) a abertura de um museu interativo dentro de sua fábrica de modelos plásticos em Shizuoka, região central do Japão. A inauguração está marcada para o dia 2 de setembro.
Logo na entrada, os visitantes serão recebidos por um monumento com peças em tamanho real inspiradas em um kit do famoso robô gigante Gundam, um dos ícones mais reconhecidos da cultura pop japonesa.
O novo espaço tem como objetivo divulgar as tecnologias mais recentes na fabricação de modelos plásticos e atrair fãs do hobby, tanto do Japão quanto de outros países. A iniciativa também busca apoiar a revitalização local por meio da tradição da cidade na produção de modelos em miniatura.
Shizuoka é considerada o centro da indústria de modelos do Japão, graças a sua história na marcenaria e, posteriormente, na fabricação de kits plásticos, como explica o governo local.
O museu ocupará os andares 2 e 3 de uma nova fábrica que começou a funcionar no final de julho. Os visitantes poderão conhecer todas as etapas de produção e design dos modelos, além de participar como “designers”, escolhendo cores e criando embalagens personalizadas.
A entrada será somente com reserva. Os ingressos custarão 2.860 ienes (cerca de R$ 100) para pessoas com 13 anos ou mais, 1.100 ienes para crianças de até 12 anos e será gratuito para menores em idade pré-escolar.
“Queremos compartilhar a cultura dos modelos plásticos de Shizuoka com o mundo. Espero que as crianças que visitarem este museu se inspirem a seguir carreiras na área de manufatura,” afirmou Hiroshi Sakakibara, presidente da Bandai Spirits.