TOTO lança serviço inteligente para banheiros públicos com mapa interativo, alerta de limpeza e monitoramento em tempo real

TOTO CONNECT PUBLIC permite que usuários localizem banheiros disponíveis via QR code e envia alertas de manutenção; sistema já está ativo em shoppings e estações no Japão.

Após o lançamento do vaso sanitário inteligente que analisa as fezes e envia dados ao usuário através de um app, a gigante japonesa de sanitários TOTO inova de novo. Agora ela lançou oficialmente em 1º de agosto o serviço TOTO CONNECT PUBLIC, uma solução digital que transforma a experiência de uso e gestão de banheiros públicos em espaços como shoppings, estações e escolas.

O que é o TOTO CONNECT PUBLIC?

O sistema é uma evolução do serviço lançado em 2021, agora com funções voltadas tanto para gestores quanto para usuários. Ele utiliza IoT (Internet das Coisas) para conectar os equipamentos sanitários à internet, permitindo:

Para usuários:

  • Mapa interativo com localização dos banheiros disponíveis
  • Monitoramento de ocupação em tempo real (vazio, moderado ou lotado)
  • Informações sobre acessibilidade, como presença de cadeira para bebê ou acesso para cadeirantes
  • Envio de alertas de limpeza ou manutenção via QR code, caso o usuário encontre o banheiro sujo ou com defeito
  • Interface multilíngue (inglês, chinês, coreano e japonês)

Para gestores:

  • Painel de controle remoto para ajustar configurações como temperatura da água dos bidês
  • Alertas automáticos para níveis baixos de sabão, papel ou uso prolongado de cabines
  • Análise de dados para planejar limpeza, manutenção e reposição de insumos
Não importa onde você possa estar, você pode fazer uma busca por um banheiro próximo através do app da TOTO (Imagem via PR Times)

Como funciona na prática?

O usuário escaneia um QR code disponível na entrada do prédio ou em diretórios internos. Sem necessidade de login, o sistema mostra os banheiros disponíveis e suas condições.

“Você pode evitar filas e encontrar o banheiro ideal com apenas um toque no celular,” destaca a empresa.

Demonstração de como encontrar banheiros próximos desocupados, no caso do exemplo, está sendo feita uma procura para banheiros femininos. (Imagem via PR Times)

O sistema não utiliza câmeras, mas sensores de peso para detectar ocupação. Em casos de uso excessivamente prolongado, o sistema pode alertar os gestores sobre possíveis emergências médicas.

Testes e recepção:

Antes do lançamento oficial, o serviço passou por testes em centros comerciais, com alta aprovação dos usuários. Muitos destacaram a praticidade de encontrar banheiros disponíveis e a possibilidade de contribuir com a manutenção do espaço.

Com informações via PR Times e SoraNews