Brazilian Day Japan reúne mais de 14 mil pessoas e celebra 130 anos de amizade Brasil-Japão

Estádio ganhou as cores verde e amarelo em homenagem ao Brasil. (Foto: Vista do Toyota Stadium após o evento | Toyota, Aichi, 2025 | Japão Hoje)

O Toyota Stadium, em Toyota, província de Aichi, recebeu no último fim de semana o Brazilian Day Japan 2025, evento que celebrou os 130 anos de amizade entre Brasil e Japão.

A festividade, realizada pela primeira vez na região, contou com uma programação diversificada, com apresentações artísticas, atrações culturais e convidados especiais, reunindo 14.540 pessoas nos dois dias de atividades, segundo dados da administração do Toyota Stadium.

No sábado (6), um dos momentos mais esperados foi a presença do jogador Mateus Castro, atacante do Nagoya Grampus. O atleta subiu ao palco, interagiu com crianças japonesas e brasileiras que acompanharam de perto a participação do ídolo, reforçando o elo entre esporte e integração cultural.

Pela primeira vez no Japão, a convidada Raquel Freestyle é uma das principais representantes femininas do freestyle football no Brasil e no mundo.

Reconhecida por sua técnica, criatividade e carisma no palco, Raquel já se apresentou em diversos países e participou de competições oficiais da modalidade, inspirando especialmente crianças e jovens a se aproximarem do esporte. Sua participação no Brazilian Day Japan 2025, em Toyota, reforçou o caráter de intercâmbio cultural do evento, aproximando o público japonês da cultura brasileira por meio do futebol, uma paixão compartilhada entre os dois países.

“Estou muito feliz por estar aqui, eu que sou neta de japonês, era o meu sonho vir ao Japão e hoje realizo este sonho, através do Brazilian Day Japan. Agradeço o carinho de todos e a receptividade, tudo muito lindo”, destacou Raquel.

Além da apresentação dos artistas da comunidade, a grande festa foi encerrada com a apresentação especial do cantor Saulo Fernandes, que pela terceira vez participou do Brazilian Day Japan, repetindo o sucesso das apresentações anteriores.

“A coisa do Brazilian Day é muito importante. Participar disso é me sentir mais brasileiro e fazer com que esse sentimento passe para as pessoas. Eu me sinto honrado, eu me sinto escolhido, sortudo. Tantos artistas brasileiros poderiam estar aqui, vivendo essa experiência incrível que é conhecer o Japão e aprender tanta coisa, evoluir o espírito. Eu sou muito grato”, disse Saulo a repórteres que cobriram o evento.

Homenagem ao Brasil
O Toyota Stadium ganhou as cores verde e amarelo, a iluminação foi uma iniciativa da administração do local em homenagem ao país, uma alusão ao dia 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil.
De longe pode ser vista a verdadeira iluminação do Brasil em solo japonês, um encanto para quem visitou a cidade de Toyota, na província de Aichi, onde se concentra o maior número de brasileiros no Japão.

Para Tereza Kobayashi, foi a melhor festa do ano e o local foi excelente.
“Eu moro em Okazaki e vim prestigiar essa festa, está tudo muito lindo. Estão de parabéns, essa sim, é a verdadeira festa brasileira”, afirmou.

Com informações de Silvio Mori, do Japão Hoje