Precipitação ultrapassa 250 mm em Nagasaki; frente estacionária provoca instabilidade atmosférica e alerta para raios e enchentes em várias regiões.
As regiões de Kyushu e Chugoku, no Japão, estão sendo atingidas por fortes chuvas desde quarta-feira (10), e a previsão é de que o temporal se espalhe por todo o país até quinta-feira, segundo a Agência de Meteorologia do Japão (JMA).
A causa das chuvas intensas é o ar úmido que flui em direção a uma frente estacionária, criando condições atmosféricas instáveis e favorecendo a formação de nuvens carregadas.
Precipitação extrema:
- Na cidade de Yatsushiro, província de Kumamoto, foram registrados 60 mm de chuva em apenas uma hora, até o meio-dia de quarta-feira.
- Em Minami Shimabara, província de Nagasaki, a situação foi ainda mais crítica: 257,5 mm em apenas 6 horas, o equivalente a 1,5 vezes a média mensal de setembro.
A previsão indica chuvas intensas com raios nas seguintes áreas:
- Kyushu e Chugoku: mais de 50 mm por hora nas próximas horas
- Shikoku e Kanto-Koshin: risco elevado durante a noite de quarta-feira
- Tokai: previsão de tempestades durante a madrugada de quinta-feira
Além disso, a JMA alerta para a formação de nuvens carregadas nas províncias de Shimane e Tottori, com risco de chuvas fortes entre o final da noite de quarta-feira e a manhã de quinta-feira em Hokkaido e ao longo da costa do Mar do Japão na região de Tohoku.
Meteorologistas recomendam que a população:
- Evite áreas baixas e próximas a rios
- Fique atenta a relâmpagos e rajadas de vento
- Busque abrigo seguro em caso de nuvens escuras ou mudanças bruscas no tempo
A JMA segue monitorando a situação e pode emitir novos alertas conforme o avanço da frente estacionária.
Com informações via This Is Japan e NHK World