Obra de conservação da famosa estrutura de madeira deve durar até 2034 e custar cerca de 6,5 bilhões de ienes.
A primeira etapa das obras de restauração em larga escala da Pagoda de Cinco Andares do Templo Kohfukuji, um dos principais símbolos da antiga capital japonesa Nara, foi apresentada à imprensa no dia 10 de setembro.
O primeiro passo da restauração é a retirada das telhas do telhado dessa estrutura que é considerada um tesouro nacional do Japão. A pagoda está totalmente coberta por uma estrutura de proteção, e trabalhadores com cintos de segurança começaram a remover manualmente as telhas planas, que pesam cerca de 5 quilos cada, passando-as em sistema de revezamento.
Ao todo, são aproximadamente 60 mil telhas, entre planas e arredondadas, com peso total estimado em 200 toneladas. Esta será a primeira substituição completa das telhas desde 1900, ainda na Era Meiji. Muitas telhas estão desalinhadas ou danificadas, e algumas já caíram. A retirada de todas as telhas está prevista para ser concluída até março de 2026.
Outro problema identificado está nos blocos de suporte (“daito”) nos quatro cantos do primeiro nível da pagoda, que ficaram deformados pelo peso concentrado. Esses blocos serão substituídos com o uso de macacos hidráulicos para suspender a estrutura. As paredes de argamassa também serão refeitas. O projeto completo tem conclusão prevista para março de 2034, com um custo estimado de 6,5 bilhões de ienes (cerca de 44 milhões de dólares).
O vice-sacerdote-chefe do templo, Ryoshun Tagawa, comentou:
“Queremos restaurar o máximo possível para preservar a pagoda para o futuro. Esperamos que todos estejam com saúde até lá e possam visitar a torre.”
A Pagoda de Cinco Andares foi construída originalmente no período Nara (entre os anos 710 e 784), a pedido da Imperatriz Komyo. A estrutura já pegou fogo diversas vezes, e a versão atual — a sexta — foi construída durante o período Muromachi (1336–1573). Com cerca de 51 metros de altura, é a segunda mais alta pagoda de madeira do Japão, ficando atrás apenas da pagoda do templo Toji, em Kyoto, que mede 55 metros.