Taiwan atrai cada vez mais estudantes japoneses com ensino bilíngue, bolsas generosas e apoio da gigante TSMC

Feira “Study in Taiwan” revela crescimento no número de alunos do Japão em universidades taiwanesas, com destaque para cursos em inglês e oportunidades na indústria de semicondutores.

Taiwan vem se consolidando como destino educacional preferido de estudantes japoneses, graças a uma combinação de ensino bilíngue, mensalidades acessíveis e programas de bolsas generosas, muitos deles apoiados pela gigante dos semicondutores TSMC.

Na feira “Study in Taiwan”, realizada em Tóquio e Yokohama em junho, mais de 200 visitantes de diversas províncias japonesas conheceram as oportunidades oferecidas por universidades taiwanesas.
O evento foi organizado pelo Taiwan Education Center Japan (TECJ), ligado ao Ministério da Educação de Taiwan.

Crescimento constante:

Segundo o TECJ, o número de japoneses estudando em Taiwan passou de 4.457 em 2012 para mais de 10.000 em 2019.

Após queda durante a pandemia, o número voltou a subir, chegando a 8.779 em 2024, tornando os japoneses o quarto maior grupo de estudantes internacionais no país.

Educação acessível e bilíngue:

De acordo com o Taiwan Study Support Center (TSSC), as mensalidades anuais variam entre 500 mil e 750 mil ienes (cerca de US$ 3.400 a US$ 5.100), o que representa 10% a 20% do custo nos EUA e metade do valor cobrado por universidades ocidentais na Malásia.

Taiwan também tem investido fortemente em educação em inglês, com diversas disciplinas ministradas nesse idioma.

Uma estudante japonesa da National Taiwan University (NTU) relatou que, apesar de ter passado no teste de proficiência em chinês, todas as suas aulas são em inglês e exigem dedicação intensa.

Uma funcionária explica um sistema de bolsas de estudo no estande da Universidade Nacional de Tecnologia de Taipei durante a feira “Study in Taiwan” no bairro de Chiyoda, em Tóquio, em 14 de junho. (Imagem via Asahi)

TSMC e o boom dos semicondutores:

Universidades como Taipei Tech e YunTech oferecem programas exclusivos para japoneses com:

  • Isenção total de mensalidade
  • Bolsa mensal de 50 mil ienes para despesas de vida
  • Currículo completo em semicondutores, com disciplinas como circuitos elétricos, design de chips e equipamentos industriais

Após a conclusão, os alunos recebem certificado da TSMC e podem ganhar bônus de até 720 mil ienes se forem aprovados para trabalhar na empresa.

“É uma chance de aprender sobre semicondutores em inglês e chinês,” disse uma estudante do ensino médio de Sendai que se inscreveu no programa de verão da YunTech.

Impacto em Kumamoto:

Desde que a TSMC inaugurou uma fábrica em Kumamoto em 2024, o interesse por estudar em Taiwan cresceu entre pais e alunos da região.

Mais de 20 estudantes por ano da província têm ido para Taiwan com apoio do TSSC.

“A chegada da TSMC criou uma situação quente,” disse o pai de um aluno da Kumamoto High School, que agora considera enviar o filho para uma universidade taiwanesa.

Das quatro formaturas da Kumamoto Seiseiko High School na última primavera, três seguirão para universidades em Taiwan.

Com informações via Asahi Shimbun