Agência do clima do Japão alerta para queda brusca de temperatura no final do outono

Dezembro deve ser mais frio em grande parte do país, com previsão de neve acima da média em algumas regiões

A agência meteorológica do Japão emitiu um alerta nesta segunda-feira (22) sobre uma provável queda brusca de temperatura entre o fim do outono e o começo do inverno. O mês de dezembro deve ser mais frio em várias regiões do país devido à chegada de massas de ar frio.

Segundo a previsão trimestral da agência, os meses de outubro e novembro devem ser mais quentes que o normal em grande parte do território japonês. No entanto, o cenário muda em dezembro, quando as temperaturas devem ficar próximas da média no norte do país, e abaixo da média ou dentro do normal no restante do Japão.

A previsão também indica a possibilidade de chuvas mais intensas em outubro, especialmente nas regiões oeste do Japão e na costa do Pacífico no leste do país.

Para o inverno japonês, considerado entre dezembro e fevereiro, a agência prevê que as temperaturas fiquem dentro da média nacional. Já a neve na costa do Mar do Japão, que costuma ser atingida por frentes frias vindas do norte, pode ser acima da média no oeste do país e dentro do esperado no leste e norte.

Essas mudanças no clima fazem parte dos padrões sazonais típicos, mas a agência pede atenção da população, principalmente para as quedas de temperatura repentinas, que podem afetar a saúde e as condições de transporte.