Yokozuna Hoshoryu mantém invencibilidade no Torneio de Sumô de Outono em Tóquio

Lutador mongol chega à 10ª vitória seguida e segue firme na liderança; Onosato e Aonishiki também se destacam

O yokozuna Hoshoryu, nascido na Mongólia, segue com sua melhor campanha da carreira em um torneio, ao conquistar nesta terça-feira (23) sua 10ª vitória consecutiva no Torneio de Outono de Sumô, realizado no Ryogoku Kokugikan, em Tóquio.

Hoshoryu (10-0) enfrentou o maegashira nº 4 Wakamotoharu (6-4). A luta começou com um tapa de mão esquerda no rosto do adversário, seguido de um avanço agressivo até a borda do anel. Hoshoryu finalizou com um arremesso sem apoio no cinto, demonstrando técnica e confiança.

Logo atrás dele na disputa pelo título está Onosato (9-1), que venceu com facilidade o campeão do torneio de Nagoya em julho, Kotoshoho (2-8). Com um empurrão forte com a mão esquerda, Onosato desequilibrou o adversário e o empurrou para fora, garantindo sua nona vitória e deixando Kotoshoho com a sétima derrota seguida.

Outro destaque do dia foi o komusubi ucraniano Aonishiki (8-2), que venceu o confronto entre promessas contra Hakuoho (6-4). Ele iniciou a luta com uma investida baixa e, com firmeza, segurou o cinto do adversário por baixo do braço esquerdo, conseguindo empurrá-lo para fora do anel. “Meu mestre me disse para não pensar demais”, comentou Aonishiki, após garantir seu kachi-koshi (mais vitórias do que derrotas). Ele avaliou sua performance até agora como 70 de 100 pontos.

Aonishiki alcançou os três cargos “sanyaku” abaixo do yokozuna em apenas 12 torneios, sendo a ascensão mais rápida desde a criação do calendário atual de seis torneios por ano, em 1958.

O maegashira nº 11 Shodai (8-2), ex-ozeki, perdeu espaço na corrida pelo título ao ser derrotado pelo maegashira nº 7 Takanosho (8-2), que aplicou empurrões seguidos no pescoço e peito do adversário, finalizando com uma vitória por empurrão para fora.

Ryuden (maegashira nº 17) também venceu, se juntando a Shodai e Takanosho no grupo de lutadores com 8-2.

Entre os ozeki, Kotozakura (7-3) venceu o sekiwake Kirishima (5-5). Mesmo após uma pausa na luta, Kotozakura retomou o controle ao segurar o cinto com as duas mãos e forçar a saída do adversário.

Por outro lado, Wakatakakage (5-5), que busca promoção ao cargo de ozeki, sofreu uma derrota crucial diante de Hiradoumi (6-4). O sekiwake tentou resistir com os dois pés sobre as cordas de palha, mas foi forçado para fora após uma luta bem executada por Hiradoumi.

Wakatakakage havia somado 22 vitórias nos dois torneios anteriores, e precisava de 11 vitórias neste mês para atingir o tradicional número de 33 vitórias em três torneios seguidos, exigido para a promoção a ozeki. Com cinco vitórias e cinco derrotas até agora, suas chances diminuem.