Maior medalhista pan-americano do tênis de mesa brasileiro passou por revascularização do miocárdio após infarto; ainda não há previsão de alta.
O ex-jogador de tênis de mesa Hugo Hoyama, de 56 anos, está internado desde o dia 12 de setembro no Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, após sofrer um infarto agudo do miocárdio. Na última segunda-feira (22), Hugo passou por uma cirurgia de revascularização do miocárdio e, segundo boletim médico, encontra-se em recuperação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com evolução positiva.
Em nota enviada ao portal ge, o hospital informou:
“O paciente Hugo Hoyama deu entrada no hospital no dia 12 de setembro, devido a uma dor no peito, e foi diagnosticado com infarto agudo do miocárdio. O ex-atleta passou por cirurgia de revascularização ontem (22) e, de acordo com o protocolo, recupera-se na UTI, evoluindo bem.”
A esposa de Hugo, Cindy Harada, também falou à imprensa:
“Ele passou por uma cirurgia programada de revascularização do miocárdio. Acabei de visitá-lo. Ele está bem. Sob os cuidados da equipe médica do doutor Fábio Jatene.”
Segundo o protocolo hospitalar, Hugo deve permanecer na UTI por mais dois dias, antes de seguir para o quarto de internação, onde continuará sua recuperação.
Legado no esporte:
Hugo Hoyama é considerado um dos maiores ícones do tênis de mesa brasileiro e mundial.
É o recordista de medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos, com 10 ouros, 1 prata e 4 bronzes.

Além disso, participou de oito edições dos Jogos Olímpicos, feito raro entre atletas brasileiros.
Após encerrar a carreira como jogador em 2013, Hugo assumiu o comando da seleção brasileira feminina de tênis de mesa, levando a equipe à conquista inédita do Campeonato Mundial de Equipes da 2ª Divisão, no Japão, em 2014. Ele deixou o cargo em 2021, mas segue atuando como embaixador da modalidade, em parceria com a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).
Hoje, Hugo participa de eventos, programas de detecção de talentos e ações para expansão do esporte no país, sendo uma referência para novas gerações.