Nissan suspende produção do carro elétrico Ariya para os EUA

Vendas serão encerradas após fim dos estoques; demanda fraca e tarifas altas nos EUA motivaram decisão

A montadora japonesa Nissan Motor Co. decidiu suspender temporariamente a produção do veículo elétrico Ariya destinado ao mercado dos Estados Unidos, informaram fontes ligadas à empresa nesta terça-feira (23).

O motivo da suspensão seria a baixa demanda do modelo no mercado norte-americano, aliada às altas tarifas de importação impostas sob o governo do ex-presidente dos EUA, Donald Trump.

O Ariya, que é produzido na fábrica da Nissan em Tochigi, no leste do Japão, continuará sendo fabricado para o mercado japonês. Já para os Estados Unidos, as exportações devem terminar assim que os estoques forem esgotados, disseram as fontes.

A paralisação afeta a produção do modelo do ano 2026, que está em andamento atualmente. A empresa ainda não decidiu se continuará a produção para anos-modelo futuros.

A Nissan não comentou oficialmente sobre a suspensão, mas especialistas apontam que a empresa deve rever sua estratégia para o mercado norte-americano diante da concorrência crescente e dos custos elevados de exportação.