Shohei Ohtani minimiza dificuldades no bastão e garante foco total nos playoffs da MLB

Astro dos Dodgers afirma que desempenho no ataque não foi afetado por atuar como arremessador e rebatedor nos playoffs

O astro japonês Shohei Ohtani, do Los Angeles Dodgers, afirmou nesta quarta-feira (15) que suas dificuldades no bastão durante os playoffs da Major League Baseball (MLB) não têm relação com o fato de estar competindo como jogador de duas funções — arremessador e rebatedor — pela primeira vez na pós-temporada.

Ohtani, tricampeão de MVP, ajudou os Dodgers a conquistar a World Series no ano passado, quando atuou apenas como rebatedor designado após passar por uma cirurgia no cotovelo em setembro de 2023.

Neste ano, o jogador voltou a atuar nas duas posições. Ele foi o responsável pela vitória por 5 a 3 sobre o Philadelphia Phillies no jogo de abertura da Divisão Nacional, em 4 de outubro. No entanto, teve um desempenho fraco no ataque, com apenas uma rebatida em 18 tentativas e nove eliminações por strike.

Apesar disso, Ohtani foi decisivo na série seguinte, a Campeonato Nacional, contra o Milwaukee Brewers. Ele contribuiu com um walk importante no Jogo 1 e uma rebatida impulsionadora (RBI) no Jogo 2, ajudando o time a abrir 2 a 0 na série.

O jogador reconheceu que precisa melhorar no ataque, mas negou qualquer ligação entre seu desempenho ofensivo e a função dupla:

“Preciso melhorar a qualidade das minhas rebatidas. Isso naturalmente leva a mais acertos e walks”, disse Ohtani. “Na minha experiência, arremessar não afeta o meu desempenho no bastão.”

Questionado sobre a diferença entre atuar como dois-way player na temporada regular e nos playoffs, ele afirmou:

“Fisicamente é mais difícil jogar nas duas funções, claro, mas é o mesmo que durante a temporada. Não sinto uma conexão direta entre uma coisa e outra.”

Em preparação para o Jogo 3, que acontecerá nesta quinta-feira (16) no Dodger Stadium, Ohtani alterou sua rotina e fez treinos de rebatida ao ar livre pela primeira vez nesta temporada. O japonês impressionou ao mandar várias bolas para as arquibancadas, sob aplausos dos companheiros.

Ohtani deve voltar ao montinho no Jogo 4, marcado para sexta-feira (17), e destacou que sua prioridade será evitar ceder a primeira corrida contra o poderoso ataque dos Brewers:

“O mais importante é não deixar o adversário abrir o placar. Isso muda completamente o ritmo do jogo.”