Onosato e Hoshoryu mantêm invencibilidade em torneio de sumô em Londres

Com Royal Albert Hall lotado, grandes nomes do sumô japonês encantam público britânico durante exibição histórica na capital inglesa

Os lutadores Onosato e Hoshoryu, dois dos principais nomes do sumô japonês, continuaram sua sequência vitoriosa no Torneio de Sumô em Exibição de Londres nesta quinta-feira (16). O evento, realizado no icônico Royal Albert Hall, atraiu cerca de 5.400 espectadores, com todos os ingressos esgotados.

O yokozuna Onosato (2-0) enfrentou o maegashira número 3 Gonoyama (1-1) em uma luta intensa. Após resistir a uma série de ataques poderosos, o campeão conseguiu segurar o oponente pelo cinturão e o empurrou para fora do ringue, garantindo mais uma vitória diante de um público empolgado.

Encerrando o dia, Hoshoryu derrotou seu compatriota mongol Kirishima. Apesar de ter sido pressionado até a borda, o lutador manteve o controle com um firme agarre pelo braço direito e conseguiu derrubar o sekiwake antes de empurrá-lo para fora.

Outros destaques do torneio incluem o sekiwake Wakatakakage (1-1), que venceu o maegashira número 1 Abi (0-2). Curiosamente, Abi e outros três lutadores aproveitaram a passagem por Londres para visitar a famosa Abbey Road, reproduzindo a icônica travessia dos Beatles.

Os komusubi Takayasu e Aonishiki, este último de origem ucraniana, também seguem invictos com duas vitórias cada. Já o promissor Hakuoho (1-1) superou o compatriota Oho (1-1) após uma visita especial ao estádio Stamford Bridge, casa do clube de futebol Chelsea.

O jovem lutador de 22 anos, que jogou futebol na infância, demonstrou entusiasmo com a experiência:

“Estou feliz por ver o estádio de perto. Fiquei impressionado com as instalações médicas e com o cuidado com os atletas”, disse.

Seu colega Fujinokawa, de 20 anos, participou do mesmo tour e afirmou, entre risadas, que se tornou “torcedor do Chelsea a partir de hoje”.

O torneio, que celebra a tradição do sumô japonês em solo britânico, tem sido um sucesso de público e de intercâmbio cultural, aproximando ainda mais os fãs ocidentais do esporte milenar do Japão.