Takaichi garante a Zelenskyy que Japão manterá apoio na guerra contra a Rússia

Premiê japonesa Sanae Takaichi conversou com Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, e reafirmou o apoio do Japão na busca por uma paz justa e duradoura. Zelenskyy pediu reforço na defesa aérea.

A Primeira-Ministra do Japão, Sanae Takaichi, assegurou ao Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, em sua primeira conversa telefônica, que o Japão continuará a apoiar firmemente o país em sua guerra contra a Rússia. A conversa, realizada em 5 de novembro, durou cerca de 30 minutos.

Reafirmação do Apoio e Parceria de Armas

Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Japão, Takaichi enfatizou que a posição do Japão de “estar ao lado da Ucrânia” não mudará e que Tóquio continuará a apoiar os esforços ucranianos para alcançar uma “paz justa e duradoura”. Os dois líderes concordaram em trabalhar em estreita colaboração.

O Presidente Zelenskyy, por sua vez, utilizou as redes sociais para detalhar os pedidos feitos à Premiê japonesa:

  • Produção Conjunta: Zelenskyy informou a Takaichi sobre a intenção da Ucrânia de construir “parcerias sólidas para a produção conjunta de armas modernas” capazes de proteger os aliados de ameaças.
  • Defesas Aéreas e Pressão: Ele também explicou a necessidade de reforçar as defesas aéreas ucranianas e de aumentar a pressão sobre a Rússia.
  • Convite: O Presidente ucraniano convidou Takaichi para visitar a Ucrânia, expressando confiança em um “potencial de cooperação ainda maior” entre os dois países.

Cooperação com a Itália e o G7

No mesmo dia, Takaichi também realizou uma conversa telefônica com a Primeira-Ministra da Itália, Giorgia Meloni.

As líderes concordaram sobre a necessidade de fortalecer ainda mais a unidade do Grupo dos Sete (G7) e de aprofundar a cooperação entre países com ideias semelhantes para garantir uma ordem internacional livre, aberta e estável.

Com informações via Asahi Shimbun