Unidade em Shin-Yokohama funciona apenas para retirada, tem produção automatizada de café e foca em atender passageiros com pouco tempo
A Starbucks Coffee Japan inaugurou sua primeira loja instalada diretamente em uma plataforma de estação no país. O ponto, aberto em 21 de novembro, fica na plataforma do Tokaido Shinkansen, no JR Shin-Yokohama Station, perto da área onde o vagão nº 11 para nos trens que seguem para outras cidades. A unidade funciona das 6h30 às 21h30 e oferece apenas pedidos para retirada.
O diferencial da loja é o processo totalmente automatizado: desde a moagem dos grãos até o café cair no copo. Quando a bebida fica pronta, ela é colocada automaticamente em uma prateleira numerada de 1 a 20, com capacidade para até 20 pedidos. Dois funcionários atuam no local, entregando as bebidas aos clientes que apresentam o recibo com o número correspondente.
Segundo um representante da empresa, mesmo com a automação, a intenção é manter o atendimento humano. “Queremos cumprimentar os clientes dizendo algo como ‘Tenha uma boa viagem’ ao entregar o café”, afirmou.
Para agilizar o serviço aos passageiros, que geralmente têm pouco tempo antes da partida do trem, o menu é reduzido: apenas Brewed Coffee quente e gelado, servidos exclusivamente no tamanho Tall. Os clientes podem escolher entre três tipos de grãos para o café quente e dois para o gelado. Cerca de oito tipos de snacks em temperatura ambiente, como scones, cookies e pequenos lanches, também estão disponíveis.
A loja utiliza painéis de autoatendimento e um sistema 100% cashless. São aceitos cartões IC de transporte, cartões de crédito e pagamentos por QR Code, mas não é possível usar Starbucks Card e o serviço Mobile Order & Pay não está disponível.
A Starbucks estuda abrir novas unidades em plataformas de outras estações de trem-bala a partir de 2026. Um representante explicou a motivação: “Quando você se senta no trem e relaxa com um café de alta qualidade, moído na hora, o início da viagem fica ainda mais prazeroso.”
