Princesa Aiko completa 24 anos após ano marcado por primeiras viagens oficiais e ações humanitárias

Filha do imperador Naruhito viveu experiências inéditas, visitou locais ligados à guerra, participou de eventos diplomáticos e fez sua primeira viagem internacional

A princesa Aiko, única filha do imperador Naruhito e da imperatriz Masako, completou 24 anos nesta segunda-feira após um ano repleto de novas experiências, incluindo sua primeira viagem oficial ao exterior e visitas a locais marcados pela Segunda Guerra Mundial, segundo a Agência da Casa Imperial.

Em 2024, ela acompanhou os pais em visitas a Okinawa e a Nagasaki, cidade atingida pela bomba atômica, no ano que marcou o 80º aniversário do fim da guerra. A princesa manifestou profundo respeito “pelos esforços de transmitir às novas gerações a história de sofrimento, resiliência e o valor da paz”, informou a agência.

Aiko, que desde os tempos de estudante demonstra interesse pela poesia waka, ficou emocionada ao participar pela primeira vez da tradicional leitura de poemas de Ano-Novo no Palácio Imperial, em janeiro.

Pouco depois, em março, marcou presença em seu primeiro banquete oficial no palácio, realizado em homenagem ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e à primeira-dama, durante visita deles ao Japão como convidados de Estado. Para o evento, ela chegou a praticar cumprimentos em português e recebeu orientação dos pais sobre etiqueta e conversas formais.

A princesa também participou da recepção de membros da realeza estrangeira que estiveram no Japão para a Expo 2025, em Osaka. Segundo a agência, ela ficou satisfeita por poder interagir com os visitantes em um ambiente descontraído.

Em maio, Aiko fez sua primeira visita a uma área afetada por desastre natural dentro do Japão, viajando à Ishikawa, atingida por um terremoto no Dia de Ano-Novo do ano anterior. A experiência de conversar diretamente com moradores impactados deixou forte impressão nela, que pretende aplicar o aprendizado em seu trabalho na Cruz Vermelha Japonesa.

Sua primeira viagem internacional ocorreu em novembro, quando visitou o Laos. A casa imperial afirmou que a viagem se tornou uma “memória preciosa”, permitindo-lhe conhecer a história, a cultura e a natureza do país do Sudeste Asiático.

Fora da agenda oficial, a princesa também viveu momentos afetivos em família. Em agosto, os imperiais adotaram uma gata resgatada de quatro meses e meio, batizada por Aiko de “Mimi”. A jovem costuma dizer que passar tempo com os gatos, tartarugas e outros animais da casa traz paz e conforto.

Nos fins de semana, ela gosta de caminhar pelos jardins do Palácio Imperial com os pais e praticar esportes como vôlei, tênis e badminton junto a membros da equipe do palácio.