De ícone de moda a ‘viciada em trabalho’: O fenômeno Sanae Takaichi no Japão

A frase da Primeira-Ministra Takaichi, “trabalho, trabalho, trabalho, trabalho e trabalho”, é a ‘frase do ano’, mas gera polêmica. Seu estilo, no entanto, já é copiado por jovens em todo o país.

A Primeira-Ministra do Japão, Sanae Takaichi, eleita em outubro como a primeira mulher a liderar o país, teve sua promessa de “trabalhar, trabalhar, trabalhar, trabalhar e trabalhar” nomeada a “Frase de Efeito do Ano” por um comitê privado. A frase, proferida após sua eleição como chefe do Partido Liberal Democrata (PLD), chamou atenção imediata, gerando tanto apoio ao seu entusiasmo quanto preocupação com sua ética de trabalho.

Ao receber o prêmio, Takaichi tentou esclarecer sua intenção: “Não tenho a intenção de encorajar outras pessoas a trabalhar em excesso, ou sugerir longas horas de trabalho como uma virtude. Espero que não haja mal-entendido.”

Jornada de Trabalho Extrema e Estilo Sana-katsu

Desde que assumiu o cargo no final de outubro, Takaichi tem chamado a atenção por sua dedicação e seu estilo pessoal, gerando um movimento entre jovens mulheres chamado “Sana-katsu” (torcendo por Sanae).

  • Jornada de Trabalho: A Primeira-Ministra ultra-conservadora impressionou (e preocupou) colegas ao revelar que dorme apenas “cerca de duas horas agora, quatro horas no máximo”. Ela chegou a realizar uma reunião com assessores às 3h da manhã antes do primeiro dia de parlamento em novembro.
  • A Polêmica do Work-Life Balance: No discurso que originou a frase, Takaichi prometeu um esforço total para reconstruir o PLD após perdas eleitorais, conclamando os legisladores a “trabalhar como um cavalo” e acrescentando: “Vou abandonar a ideia de um ‘equilíbrio entre trabalho e vida pessoal’.”

O Efeito ‘Sanae Bag’ e a Caneta Esgotada

O estilo de Takaichi, marcado pelo cabelo curto e trajes profissionais, fugindo dos modelos femininos convencionais na política japonesa, a transformou em um ícone de moda inesperado. A lealdade de seus fãs se manifesta no consumo de seus acessórios:

  • A “Sanae Bag”: A bolsa de couro preta, oficialmente chamada Grace Delight Tote, da Hamano Inc. (fabricante com 145 anos de história), esgotou nas oito cores disponíveis. O acessório, com preço de ¥ 136.400 (cerca de US$ 875), teve o melhor desempenho de vendas desde sua estreia, há 30 anos. Com a produção limitada, quem encomendou agora terá que esperar até agosto de 2026.
  • A Caneta da Moda: A caneta Jetstream 4&1 da Mitsubishi Pencil Co. (modelo rosa claro com glitter) usada por Takaichi para anotações também está frequentemente esgotada. Fãs orgulhosamente postam fotos com a mensagem: “Combinando com Sanae.”

Segundo especialistas, esse tipo de atenção geralmente é reservado a pop stars e atletas (como Shohei Ohtani), e Takaichi representa um novo tipo de modelo para mulheres que não costumavam se interessar por líderes políticos.

O Contraste Político-Cultural

Embora seja admirada como um “modelo elegante” e símbolo de diversidade, a popularidade de Takaichi não se estende a suas pautas políticas ultra-conservadoras.

  • Valores Tradicionais: Takaichi defende os valores paternalistas e de gênero tradicionais do Japão.
  • Posicionamentos: Ela se opõe à mudança da lei do século XIX que permitiria que casais mantivessem sobrenomes separados após o casamento e apoia a manutenção da sucessão da monarquia exclusivamente masculina.

No entanto, a professora de psicologia Namiko Kubo-Kawai, da Universidade Nagoya Shukutoku, afirma que, como primeira mulher a se tornar Primeira-Ministra, “ela se encaixa perfeitamente como um modelo elegante e ganhou a admiração de muitas mulheres que procuravam um, embora provavelmente nunca tivessem pensado em torcer por um primeiro-ministro.”

Com informações via Asahi Shimbun