Guitarra, óculos e até leques de verão compõem a decoração criada pela JR Kyushu para destacar o grande número de itens não reclamados
Uma árvore de Natal diferente foi montada nesta quarta-feira na estação JR Hakata, em Fukuoka, no sudoeste do Japão. A decoração é composta inteiramente de objetos perdidos que nunca foram reclamados, como uma guitarra, óculos escuros e os tradicionais leques usados no verão japonês. A exibição ficará disponível ao público até 25 de dezembro.
A iniciativa foi organizada pela Kyushu Railway Co. (JR Kyushu). Para marcar a montagem, cerca de 20 pessoas, incluindo crianças de uma creche local e funcionários da estação, participaram de um pequeno evento em que penduraram cartões com mensagens e pedidos para o Papai Noel.
Segundo a JR Kyushu, cerca de 240 mil itens foram registrados como perdidos no ano de 2024. A estação de Hakata responde por menos de 20% desse total em toda a ilha de Kyushu, a mais ao sul das quatro principais do Japão. Entre os objetos mais comuns estão dinheiro e guarda-chuvas plásticos, enquanto cachecóis e luvas costumam aumentar durante o inverno.
No Japão, com poucas exceções, se o dono de um objeto perdido não for encontrado após três meses desde que o item é registrado pela polícia, a pessoa que o encontrou pode reivindicá-lo.
Tomomi Odagiri, funcionária da estação e idealizadora da árvore, explicou a motivação: “Havia tantos itens em boa condição, eu ficava pensando como era um desperdício.”
