Kenta Maeda retorna ao beisebol japonês e é apresentado pelo Rakuten Eagles

Aos 37 anos, arremessador deixa a MLB e volta à NPB após dez temporadas nos Estados Unidos

O experiente arremessador Kenta Maeda afirmou estar muito animado com a oportunidade de voltar a atuar na Nippon Professional Baseball (NPB). O jogador de 37 anos foi apresentado oficialmente pelo Rakuten Eagles em uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, em Sendai.

Maeda fez sucesso no Japão defendendo o Hiroshima Carp entre 2007 e 2015, antes de se transferir para os Estados Unidos. Ao longo de dez temporadas na Major League Baseball (MLB), atuou por Los Angeles Dodgers, Minnesota Twins e Detroit Tigers, conquistando três temporadas com pelo menos dez vitórias.

“Meu sentimento principal é de empolgação. Escolhi este time pensando que pode ser o último da minha carreira”, disse Maeda durante a apresentação no Rakuten Mobile Park Miyagi, estádio do Eagles.

O arremessador contou que, apesar de ter passado a maior parte da última temporada nas ligas menores, conseguiu recuperar a confiança no fim do ano. Segundo ele, isso foi levado em consideração pelo Rakuten, especialmente o fato de o clube vê-lo como titular.

“Eles me enxergam como arremessador titular, e isso me deixou muito feliz”, afirmou.

No beisebol japonês, Maeda soma 97 vitórias e 67 derrotas, com média de corridas sofridas (ERA) de 2,39 em 218 jogos pelo Hiroshima Carp. Já na MLB, foram 68 vitórias, 56 derrotas, seis salvamentos e ERA de 4,20 em 226 partidas.

Maeda destacou que a experiência nos Estados Unidos foi importante para seu crescimento. “Aprendi que o mundo é grande. Havia muitos jogadores melhores do que eu, e precisei mudar, me desafiar e evoluir todos os anos para sobreviver”, disse.

No Rakuten Eagles, Maeda voltará a usar a camisa número 18, que ficou marcada no clube por Masahiro Tanaka, atualmente no Yomiuri Giants. “Sei da imagem forte do número 18, mas vou dar o meu melhor para que as pessoas me reconheçam”, afirmou.

Ao longo da carreira no Japão e nos Estados Unidos, Maeda está a 35 vitórias de alcançar a marca de 200 triunfos. “Ainda está um pouco distante, mas é um número que me motiva”, concluiu.