Vendas de lojas de conveniência crescem no Japão impulsionadas pela Black Friday

Promoções ajudaram a elevar faturamento em novembro, mesmo com queda no número de clientes

As vendas das lojas de conveniência no Japão cresceram 2,4% em novembro em comparação com o mesmo mês do ano anterior, impulsionadas principalmente pelas promoções da Black Friday. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pela Associação Japonesa de Franquias.

Segundo a entidade, as vendas em mesmas lojas de sete grandes redes do setor somaram cerca de 951 bilhões de ienes, o equivalente a aproximadamente 6 bilhões de dólares. Este foi o nono mês consecutivo de aumento nas vendas.

A Black Friday, tradicionalmente um dos períodos de compras mais movimentados dos Estados Unidos, tem ganhado espaço no Japão. Muitas lojas passaram a oferecer descontos especiais e produtos temáticos, como alimentos com embalagens ou cores escuras.

Itens como onigiri, pães recheados, alimentos fritos e doces estiveram entre os mais vendidos. Com isso, o gasto médio por cliente aumentou 3,7%, chegando a cerca de 748 ienes.

As temperaturas mais baixas em relação ao ano passado também contribuíram para o aumento da demanda por produtos quentes, como pães chineses no vapor, bebidas quentes e café vendido no balcão.

Apesar do crescimento no faturamento, o número de clientes caiu 1,3% em novembro, totalizando cerca de 1,27 bilhão de consumidores. Esta foi a quinta queda mensal seguida no fluxo de clientes, segundo a associação.