Nomeação mantém tradição iniciada há quase 20 anos e ajuda a atrair turistas para linha local
Uma gata chamada Yontama foi nomeada nesta quarta-feira a terceira chefe de estação felina de uma estação ferroviária local no Japão. A cerimônia aconteceu na Estação Kishi, em Wakayama, e manteve uma tradição de quase 20 anos que ajudou a salvar a linha ferroviária de dificuldades financeiras e a atrair turistas.
Durante o evento, a empresa Wakayama Electric Railway, responsável pela Linha Kishigawa, também apresentou sua nova aprendiz felina, chamada Rokutama. A antiga chefe de estação, a gata Nitama, morreu em novembro do ano passado e recebeu agora o título de chefe de estação honorária.
A linha ferroviária ganhou atenção nacional em 2007, quando nomeou a gata Tama como sua primeira chefe de estação. A iniciativa fez sucesso em todo o Japão e também no exterior, aumentando o número de visitantes e garantindo a continuidade da operação da linha.
O sucesso da ideia inspirou outras ferrovias locais em dificuldades financeiras a nomearem animais como chefes de estação, incluindo gatos, cães, coelhos e outros, em várias regiões do país.
Em frente ao prédio da estação, na cidade de Kinokawa, o presidente da Wakayama Electric Railway, Mitsunobu Kojima, colocou no pescoço de Yontama uma medalha com o título de chefe de estação, o que arrancou aplausos do público presente.
Uma das fãs da tradição, Chisako Asano, de 52 anos, que veio da cidade de Fujiidera, em Osaka, disse que acompanha a história desde a época da gata Tama. “Espero que as gatas chefes de estação continuem cuidando da Linha Kishigawa”, afirmou.
Após a cerimônia, Kojima declarou à imprensa que espera que Yontama “lidere o caminho como chefe de estação em um momento em que as ferrovias locais passam por grandes mudanças”.
