Ponto turístico Lago Azul, em Hokkaido, terá aumento de até 200% na taxa de estacionamento

Cidade de Biei reajustará os valores a partir de julho para investir na infraestrutura turística e enfrentar o excesso de visitantes

A prefeitura de Biei, em Hokkaido, anunciou que aumentará as tarifas de estacionamento do famoso Lago Azul a partir de julho. Os novos valores serão de duas a três vezes maiores que os atuais e representam o primeiro reajuste desde a criação da cobrança, em abril de 2020.

Segundo o governo, o dinheiro arrecadado com o aumento será utilizado para melhorar a infraestrutura do local, que recebe um grande número de turistas ao longo do ano.

Com a mudança, motocicletas passarão a pagar 300 ienes, em vez dos atuais 100 ienes. Para carros de passeio, a tarifa subirá de 500 para 1.000 ienes. Já ônibus e outros veículos de grande porte terão a cobrança elevada de 2.000 para 6.000 ienes.

Moradores e empresas sediadas em Biei continuarão isentos da cobrança.

Além do reajuste, a prefeitura pretende criar um imposto específico para o uso do estacionamento como parte das medidas para reduzir os impactos do turismo excessivo. Uma lei relacionada ao tema foi aprovada pela assembleia em junho de 2025.

No entanto, a proposta ainda depende da aprovação do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações do Japão. Durante as análises, o governo levantou questionamentos, entre eles a isenção concedida aos moradores da cidade. Por isso, ainda não há uma previsão para que o novo imposto entre em vigor.

O Lago Azul é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Hokkaido e atrai visitantes do Japão e do exterior por suas águas de coloração azul intensa e pela paisagem natural da região.