Frente fria intensa provoca tempestades localizadas no oeste do país; clima instável deve atingir também o leste do Japão no dia 15.
A Agência Meteorológica do Japão (JMA) emitiu alertas nesta segunda-feira, dia 15, devido à forte instabilidade atmosférica causada por uma massa de ar frio sobre o país, especialmente no oeste do Japão. A previsão indica que o clima instável deve avançar para a região leste, incluindo Tóquio e o sul de Kanto, ao longo do dia.
A agência alerta para riscos de raios, tornados, ventos intensos, chuvas súbitas e até queda de granizo, com possibilidade de danos e interrupções no transporte.
Durante a manhã, nuvens de chuva se desenvolveram principalmente sobre Kyushu, e durante a tarde se intensificaram sobre regiões como Shikoku e Kansai. Em Aki (Kochi), por exemplo, foram registrados cerca de 30 mm de chuva intensa em apenas uma hora. Há também relatos de granizo e fortes rajadas de vento em áreas costeiras como Wakayama e Atami (Shizuoka), onde a velocidade do vento chegou a mais de 21 m/s.
A instabilidade é causada por uma massa de ar fria e giratória que se move lentamente pelo Mar do Japão, fazendo com que nuvens de tempestade se formem e avancem gradualmente para o leste do país.
“Se você perceber sinais como ventos frios repentinos ou trovões à distância, procure abrigo imediatamente em um prédio seguro”, orientou a JMA.