Eleição municipal em Okinawa é cancelada após morte de candidato

Ex-vereador de 70 anos morreu aapós ser prensado entre um carro e um muro, impossibilitando substituição conforme a lei eleitoral japonesa.

A Comissão Eleitoral da cidade de Yonabaru, em Okinawa, anunciou neste dia 19 que a eleição municipal marcada para o dia 20 de abril foi cancelada e os candidatos restantes serão automaticamente eleitos, após a morte de um dos concorrentes em um acidente de trânsito.

A eleição escolheria 14 vereadores e contava com 15 candidatos inscritos. No entanto, o falecimento de um deles, o ex-vereador Masayuki Uehara, de 70 anos, tornou impossível realizar a votação.

Segundo informações da comissão e da Polícia de Yonabaru, Uehara estava caminhando por uma rua da cidade na manhã do dia 19, quando foi atropelado por um carro leve dirigido por uma mulher. Ele ficou preso entre o veículo e o muro de uma residência, sendo levado ao hospital, onde foi confirmado o óbito.

De acordo com a Lei Eleitoral Pública do Japão, em eleições municipais de cidades pequenas, não é permitido registrar um novo candidato a menos de dois dias da votação. Como a morte ocorreu a um dia do pleito, não foi possível nomear um substituto.

Com isso, os 14 candidatos restantes foram eleitos automaticamente por falta de disputa, e a eleição foi considerada sem votação (“muvotō”).

A comissão eleitoral local fechou os postos de votação antecipada no mesmo dia 19 e realizará no dia 20 uma sessão para oficializar a nomeação dos 14 eleitos. A medida, embora prevista por lei, gerou surpresa entre os moradores da cidade.