Conclave escolhe cardeal dos EUA como o 267º Papa; Leão XIV lidera 1,4 bilhão de católicos no mundo. (Reprodução: Vatican News | Vaticano, 2025)
Em um momento histórico para a Igreja Católica, o cardeal americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito nesta quarta, dia 9, como o 267º Papa, adotando o nome de Leão XIV. É a primeira vez que um pontífice dos Estados Unidos assume o comando da Igreja e também é o primeiro agostiniano a assumir a comunidade católica, que reúne cerca de 1,4 bilhão de fiéis em todo o mundo. O nome Leão é novamente utilizado por um papa eleito desde 1878.
A escolha foi anunciada após dois dias de conclave, iniciado após o falecimento do Papa Francisco no mês passado. No segundo dia de votação, 133 cardeais se reuniram na Capela Sistina, e a tradicional fumaça branca indicou ao mundo que um novo Papa havia sido eleito. Sinos tocaram na Basílica de São Pedro, e a multidão reunida na praça celebrou com aplausos e gritos de alegria.
Robert Francis Prevost era até então prefeito do Dicastério para os Bispos no Vaticano, cargo para o qual foi nomeado em 2023 pelo Papa Francisco, que também o tornou cardeal. Prevost ganhou destaque por sua atuação próxima aos pobres e migrantes, sendo considerado um aliado das reformas do pontífice anterior.
O novo Papa será apresentado oficialmente na varanda da Basílica de São Pedro, onde dará sua primeira bênção aos fiéis e ao mundo.