Mais de 800 pessoas são suspeitas de fraude em teste de inglês no Japão

Caso envolve estudante chinês preso por tentar fazer exame com identidade falsa; suspeita é de fraude organizada por grupo estrangeiro

Ao menos 803 pessoas são suspeitas de terem fraudado o exame de proficiência em inglês TOEIC no Japão entre maio de 2023 e junho de 2025, segundo informou nesta segunda-feira (7) o Instituto de Comunicação Empresarial Internacional (IIBC), responsável pela aplicação do teste.

Os envolvidos foram notificados de que seus resultados foram anulados e que estão proibidos de refazer o teste por cinco anos.

A investigação ganhou destaque após a prisão de Wang Li Kun, um estudante chinês de pós-graduação da Universidade de Kyoto, que tentou realizar o exame utilizando a identidade de outra pessoa em maio deste ano. Segundo a polícia, Wang teria usado um microfone escondido dentro da máscara facial para transmitir suas respostas a outros candidatos. Ele também é acusado de falsificação de documento privado em outro episódio ocorrido em Tóquio.

De acordo com o IIBC, os suspeitos teriam se aproveitado de uma brecha no sistema de inscrição, que aloca os locais de prova com base no endereço dos candidatos. Muitos dos envolvidos usaram endereços semelhantes ou idênticos ao de Wang, levantando suspeitas de fraude coordenada.

Wang teria relatado à polícia que recebeu uma mensagem em chinês no último inverno, oferecendo pagamento para participar do exame em nome de outra pessoa. Acredita-se que o esquema tenha sido organizado por um grupo chinês.

O caso levanta preocupações sobre a segurança nos sistemas de aplicação de testes internacionais no Japão.