Bomba da Segunda Guerra é removida com sucesso em Nagoya após evacuação de 1.800 moradores
04 mins
Artefato de 250 kg, deixado por bombardeios dos EUA em 1945, foi descoberto durante obra e exigiu evacuação em distrito central da cidade japonesa.
As autoridades da cidade de Nagoya, no Japão, confirmaram no sábado, dia 13 de julho, a remoção segura de uma bomba incendiária não detonada encontrada no distrito central de Marunouchi. O artefato, de 250 quilos, foi identificado como sendo de fabricação norte-americana e provavelmente lançado durante um bombardeio aéreo da Segunda Guerra Mundial.
Uma munição não detonada é guardada na caçamba de um caminhão após o fusível ter sido removido em 13 de julho no bairro de Naka, em Nagoya. (Imagem via ASAHI/Tadashi Mizowaki)
🚨 Evacuação e operação de remoção
A operação começou às 10h da manhã, quando membros das Forças de Autodefesa do Japão iniciaram a retirada do fusível da bomba. Às 12h20, a área foi declarada segura pelas autoridades.
A descoberta do explosivo levou à evacuação de cerca de 1.800 pessoas que viviam ou trabalhavam em um raio de 200 metros do local. O trânsito na região foi interrompido, e 12 ônibus municipais precisaram ser redirecionados.
Uma rua é fechada ao tráfego durante o desmantelamento de uma bomba não detonada no distrito de Marunouchi, em Nagoya, em 13 de julho. (Imagem via ASAHI/Tadashi Mizowaki)
🏗️ Artefato foi achado em obra de condomínio
A bomba foi localizada no dia 10 de junho, enterrada a dois metros de profundidade, durante as escavações da fundação de um futuro condomínio residencial de 15 andares.
Um funcionário de 64 anos, que precisou se abrigar em uma escola próxima durante a operação, comentou:
“Fui lembrado mais uma vez da intensidade do bombardeio de Nagoya há 80 anos.”
Fusíveis removidos de uma bomba não detonada em 13 de julho no distrito de Marunouchi, em Nagoya (ASAHI/Tadashi Mizowaki)
🧨 Seis bombas encontradas desde outubro
Segundo a prefeitura, seis bombas não detonadas foram descobertas em Nagoya desde outubro do ano passado, sendo cinco delas no mesmo endereço em Marunouchi. Pelo formato e outras características, acredita-se que sejam todas bombas incendiárias lançadas pelos EUA no bombardeio de 19 de março de 1945.
Naquele ataque aéreo, foram despejadas 1.858 toneladas de bombas sobre a cidade, resultando na morte de 826 pessoas e na destruição de cerca de 40 mil casas.
A cidade de Nagoya segue monitorando as áreas afetadas, e a remoção de bombas históricas continua sendo uma operação crítica para garantir a segurança da população, mesmo 80 anos após o fim da guerra.