Homem de 61 anos foi enganado por golpista que se passava por funcionário de corretora e transferiu dinheiro 55 vezes
Um médico de 61 anos, morador da cidade de Fujimino, em Saitama, foi vítima de um grande golpe de investimento pela internet. Segundo a polícia local, ele perdeu cerca de 3,9 bilhões de ienes (aproximadamente R$ 135 milhões) após ser enganado por golpistas que se passaram por funcionários de uma corretora de valores real. O caso foi divulgado nesta quarta-feira (16) e está sendo investigado como crime de fraude.
De acordo com o Departamento de Polícia de Higashi-Iruma, essa é a maior quantia já perdida por uma única pessoa em golpes do tipo “fraude de investimento por redes sociais” em Saitama.
O golpe começou em meados de março, quando o médico começou a receber mensagens por meio de publicações em redes sociais sobre investimentos em ações com “desconto de até 20%”. A proposta parecia ser feita por um funcionário de uma corretora verdadeira.
Confiando nas promessas, o médico realizou 55 transferências bancárias para 47 contas diferentes, totalizando a perda milionária. Em um site falso usado pelos golpistas, o médico podia acompanhar o “crescimento” de seu investimento, que chegou a mostrar um saldo fictício de 17,5 bilhões de ienes.
A fraude só foi descoberta quando o site ficou fora do ar e, mesmo após solicitar resgates, o dinheiro não foi depositado em sua conta. Desconfiado, o médico procurou a polícia no dia 1º de julho.