Com derrota para veterano Takayasu, Ichiyamamoto agora divide a ponta com Aonishiki, Kusano e Kotoshoho; yokozuna Onosato segue na briga
A disputa pelo título do Torneio de Sumô de Nagoya ficou ainda mais acirrada nesta quarta-feira (23), após o lutador Ichiyamamoto, classificado como maegashira número 8, sofrer sua segunda derrota na competição. Ele foi vencido pelo experiente Takayasu, ex-ozeki e atual komusubi, em uma luta equilibrada no 11º dia do torneio.
Com o resultado, Ichiyamamoto agora está empatado na liderança com outros três lutadores, todos com 9 vitórias e 2 derrotas: o promissor ucraniano Aonishiki (maegashira 1), Kusano (maegashira 14) e Kotoshoho (maegashira 15).
Takayasu (8-3), que aplicou um arremesso por baixo (underarm throw) para vencer, comentou após a luta: “Sem desistir, tenho tentado melhorar meu sumô. Estou feliz por ter garantido um recorde positivo. Quis tomar a iniciativa contra Ichiyamamoto. Ele foi duro e me fez trabalhar pela vitória.”
O único yokozuna presente no torneio, Onosato, venceu o sekiwake nascido na Mongólia Kirishima, igualando o placar de ambos para 8-3. Onosato tenta vencer o torneio em sua estreia como yokozuna, após conquistar os dois torneios anteriores em março e maio — ele já soma quatro títulos na divisão principal (makuuchi).
Já Aonishiki manteve sua boa fase ao vencer Abi (6-5), maegashira número 2, com um empurrão para fora (force-out), consolidando-se como forte candidato ao título.
Outros lutadores com 8 vitórias e 3 derrotas, e ainda na briga pelo título, incluem Kirishima, Takayasu, Tamawashi (maegashira 4), Atamifuji (maegashira 10) e Mitakeumi (maegashira 16).
O ozeki Kotozakura, que vinha enfrentando dificuldades, venceu Tamawashi e agora tem um placar de 6-5, aproximando-se do mínimo necessário (8 vitórias) para garantir um desempenho positivo no torneio.