Delegação japonesa quer superar marca histórica de 30 medalhas na competição, que acontece em novembro com 3 mil atletas de até 80 países
O Japão anunciou nesta quinta-feira (31) que terá um número recorde de 273 atletas representando o país nas Surdolimpíadas de 2025, que serão realizadas de 15 a 26 de novembro, com sede principal em Tóquio.
Entre os destaques da equipe estão Ryutaro Ibara, vencedor de quatro provas da natação masculina nas Surdolimpíadas de 2022, realizadas em Caxias do Sul, no Brasil, e Takuma Sasaki, que tentará defender o título dos 100 metros rasos.
A expectativa é receber cerca de 3.000 atletas de 70 a 80 países e regiões. As competições ocorrerão principalmente em Tóquio, mas o futebol será disputado no J-Village, em Fukushima, e o ciclismo será em Shizuoka.
O Japão quer bater o próprio recorde de medalhas, que foi de 30 conquistas em 2022. Pela primeira vez na história das Surdolimpíadas, o país vai competir em todas as modalidades esportivas.
Durante uma coletiva de imprensa no prédio do governo metropolitano de Tóquio, a atleta Ryo Ogura, bicampeã no karatê no último evento, afirmou em língua de sinais:
“Tenho orgulho de representar o Japão nesse palco tão importante. Vou dar o meu melhor com consciência e responsabilidade.”
O chefe da Federação Japonesa de Esportes para Surdos, Yosuke Ota, será o líder da delegação japonesa. Ele afirmou que espera que os atletas inspirem as próximas gerações.
“Queremos trabalhar para criar uma sociedade vibrante e inclusiva”, disse.