Quatro baleias-cachalote aparecem mortas em praia de Chiba, no Japão

Autoridades confirmam que os animais encalhados em Tateyama serão enterrados com uso de máquinas pesadas

As autoridades de Chiba, no leste do Japão, confirmaram nesta quinta-feira (31) que as quatro baleias encontradas encalhadas na Praia de Heisaura, na cidade de Tateyama, estão mortas. Os animais serão enterrados no local com o auxílio de máquinas pesadas, segundo informou o Escritório de Engenharia Civil de Awa, ligado ao governo local.

A equipe responsável realizou uma vistoria no local na manhã do mesmo dia, mas, devido a um alerta de tsunami causado por um forte terremoto de magnitude 8,8 na Península de Kamchatka, na Rússia, os técnicos evitaram contato direto com os animais. A avaliação foi feita por observação visual e imagens de drone.

Durante a vistoria, nenhuma das baleias apresentava sinais de movimento ou respiração, levando os especialistas a concluírem que os quatro animais já estavam mortos.

Segundo análises feitas por especialistas, as baleias são todas da espécie cachalote (Physeter macrocephalus), uma das maiores espécies de baleias com dentes, conhecidas por mergulhos profundos em busca de alimento.