Aos 24 anos, estreante no LPGA Tour supera pressão e faz história como a segunda japonesa a vencer o torneio
Neste domingo (3), a golfista japonesa Miyu Yamashita conquistou o Women’s British Open no Royal Porthcawl Golf Club, em Gales. Esta é a sua primeira vitória no LPGA Tour dos Estados Unidos e também o seu primeiro título em um dos cinco torneios mais importantes do golfe feminino mundial.
Yamashita, que completou 24 anos no sábado, é a segunda japonesa a vencer o British Open feminino, depois de Hinako Shibuno em 2019. Ela também se torna a sexta japonesa a ganhar um major feminino na história do golfe.
Com um total de 11 abaixo do par (277 tacadas), ela venceu por duas tacadas de vantagem sobre a compatriota Minami Katsu e a inglesa Charley Hull. Yamashita terminou a rodada final com um sólido desempenho de 2 abaixo do par (70 tacadas).
“Estou muito feliz por ter conseguido realizar meu objetivo de vencer um major. Foi uma longa jornada, com muito apoio. Todo o esforço valeu a pena”, disse Yamashita após a vitória.
Ela começou o último dia com uma pequena vantagem e mostrou firmeza mesmo sob pressão. Fez birdies importantes nos buracos 8 e 9, abrindo vantagem. Sua única falha foi um bogey no buraco 17, mas manteve a calma para garantir o par no 18 e selar a vitória.
Além de Yamashita, outras japonesas também se destacaram no torneio. Rio Takeda terminou empatada em quarto lugar, enquanto Mao Saigo, que venceu o Chevron Championship em abril, ficou empatada em 11º.
Natural de Osaka, Yamashita já era destaque no Japão. Em 2022, aos 21 anos, tornou-se a mais jovem a liderar o ranking da Associação de Golfistas Profissionais do Japão (JLPGA), feito que repetiu em 2023.
Apesar de não ser conhecida por tacadas longas, Yamashita se destacou pela precisão. “Os campos links, como o do British Open, são diferentes dos que costumo jogar. Achei que não precisava bater tão forte, e joguei com consistência. Isso me trouxe a vitória”, explicou.
Yamashita agora se junta a nomes como Mao Saigo, Ayaka Furue e Yuka Saso como representantes do Japão a vencerem majors nos últimos dois anos. Sua vitória reforça o crescimento do golfe feminino japonês no cenário internacional.