Jovem canadense Victoria Mboko vence Naomi Osaka e conquista título em Montreal

Aos 18 anos, Mboko surpreende a ex-número 1 do mundo e levanta seu primeiro grande troféu da WTA

A jovem canadense Victoria Mboko, de apenas 18 anos, conquistou nesta quinta-feira o maior título de sua carreira ao derrotar a japonesa Naomi Osaka na final do WTA 1000 de Montreal. Mboko venceu de virada por 2 sets a 1, com parciais de 2-6, 6-4 e 6-1.

Jogando em casa, a promissora tenista mostrou força mental ao superar um primeiro set dominante da ex-número 1 do mundo. Apesar de cometer 13 duplas faltas ao longo do jogo, Mboko se recuperou e aproveitou 8 das 9 chances de quebra para vencer a partida em pouco mais de duas horas.

Com a vitória, Victoria Mboko subiu 61 posições no ranking da WTA, alcançando a 24ª colocação – a melhor de sua carreira até o momento. Naomi Osaka, por sua vez, também ganhou terreno no ranking e agora ocupa o 25º lugar, subindo 24 posições.

Aos 27 anos, Osaka segue em busca de seu primeiro título desde o Aberto da Austrália de 2021, quando conquistou seu sétimo troféu de simples na carreira. A japonesa está confirmada no US Open, que começa no dia 24 de agosto, e espera voltar ao topo do tênis mundial.