Jovem foi arrastado pelo animal no Monte Rausu, em Hokkaido; buscas com helicóptero estão em andamento
Um homem na casa dos 20 anos está desaparecido após ser atacado e arrastado por um urso-marrom na manhã desta quinta-feira (14), no Monte Rausu, na ilha de Hokkaido, ao norte do Japão. De acordo com a polícia local, o incidente ocorreu por volta das 11h10 da manhã, em uma altitude de cerca de 550 metros.
O ataque foi relatado pelo companheiro da vítima, que estava com ele no momento do encontro com o animal. O outro homem não se feriu e conseguiu buscar ajuda, se refugiando em um mirante com dezenas de outros trilheiros. Todos foram orientados a descer a montanha imediatamente por motivos de segurança.
As autoridades iniciaram uma operação de busca com helicóptero na área próxima ao Sítio de Patrimônio Natural Mundial de Shiretoko, onde o ataque ocorreu. O acesso à montanha foi temporariamente proibido.
Segundo a Fundação da Natureza de Shiretoko, os ursos-marrons têm se aproximado perigosamente dos visitantes, chegando a apenas 3 ou 4 metros de distância. Há relatos de animais seguindo pessoas mesmo após o uso de spray de defesa contra ursos.
Este caso acontece poucas semanas após um entregador de jornal ser morto em outro ataque de urso na cidade de Fukushima, também em Hokkaido. Municípios vizinhos também registraram danos a plantações causados pelos animais.