Netflix garante exclusividade para transmitir o World Baseball Classic 2026 no Japão

Todos os 47 jogos do torneio serão exibidos ao vivo e sob demanda pela plataforma de streaming

A Netflix anunciou nesta segunda-feira (25) que adquiriu os direitos exclusivos de transmissão no Japão para a próxima edição do World Baseball Classic (WBC), o principal torneio internacional de beisebol, que será realizado em março de 2026.

A plataforma de streaming vai exibir os 47 jogos do campeonato ao vivo e sob demanda, em uma parceria inédita com a Major League Baseball (MLB), organizadora do evento.

“Esta colaboração marca a primeira vez que a Netflix transmitirá ao vivo o World Baseball Classic para o público japonês”, diz o comunicado conjunto entre Netflix e MLB.

Mudança histórica na transmissão de esportes

Com os altos custos dos direitos de transmissão, que aumentaram após o título do Japão na edição de 2023, a Netflix conseguiu fechar o acordo graças ao seu forte poder financeiro e à recente estratégia de investir em conteúdo esportivo.

A decisão marca uma virada significativa na forma como os esportes são transmitidos no Japão, tradicionalmente dominada por canais de TV aberta e por satélite. Para o torneio de 2026, não há previsão de exibição na televisão tradicional, mas trechos dos jogos poderão ser usados em reportagens, segundo a MLB.

Torneio começa no Tokyo Dome

Os 10 jogos do Grupo C da primeira fase acontecerão no Tokyo Dome, com organização do jornal japonês Yomiuri Shimbun. A publicação afirmou que fará o possível para que o público aproveite esse “valioso torneio internacional, que vai cativar não apenas os fãs de beisebol, mas muitos outros, no Japão e no mundo.”

Já a Nippon Professional Baseball (NPB), principal liga de beisebol do Japão, disse que foi avisada com antecedência da decisão de exclusividade com a Netflix, embora tivesse defendido que a transmissão permanecesse também na TV aberta.

Audiência gigante e nova tendência

Na edição anterior, em 2023, o WBC contou com a participação de Shohei Ohtani, astro japonês do beisebol, e foi exibido ao vivo tanto na TV tradicional quanto online. A final alcançou 42,4% de audiência média domiciliar na região de Kanto, que inclui Tóquio, segundo o instituto Video Research.

A transmissão de esportes ao vivo por streaming tem crescido rapidamente no Japão. Outro exemplo é a luta pelo título mundial do boxeador Naoya Inoue, que também será exibida exclusivamente online.

Com a chegada da Netflix nesse mercado, especialistas veem um futuro dominado pelas plataformas digitais na transmissão de eventos esportivos — mesmo em países com forte tradição na TV aberta.