Yokozuna Onosato e Hoshoryu lideram a equipe japonesa no Grand Sumo Tournament de Londres, marcando o retorno da modalidade ao Reino Unido após mais de três décadas.
Os grandes campeões Yokozuna Onosato e Hoshoryu prometeram nesta segunda-feira (13) representar o Japão e promover o sumô mundialmente durante o Grand Sumo Tournament de Londres, que marca a primeira visita da Associação Japonesa de Sumô (JSA) à capital britânica em 34 anos.
A turnê internacional, primeira em duas décadas organizada pela JSA, foi anunciada em dezembro do ano passado. Desde então, Onosato e Hoshoryu — que na época ocupavam o segundo posto mais alto do esporte, o rank de ozeki — alcançaram o status máximo de yokozuna, tornando-se os principais rostos do sumô atual.
“Quero que o sumô se torne ainda mais popular em todo o mundo”, disse Onosato, que chegou a Londres no sábado e já começou a explorar a cidade, comprando chá na loja Harrods, um dos pontos turísticos mais tradicionais da capital britânica.
“Estou feliz por participar de uma turnê internacional como yokozuna”, completou o atleta, vencedor de cinco títulos da divisão makuuchi, a elite do esporte.
O mongol Hoshoryu, bicampeão da Taça do Imperador, desembarcou no domingo. Apesar de planejar aproveitar o tempo livre para conhecer Londres, destacou a responsabilidade de representar o sumô fora do Japão.
“Queremos cumprir nossas responsabilidades como yokozuna”, afirmou. “É uma oportunidade de mostrar nosso desempenho para pessoas que nunca viram uma luta de sumô ao vivo.”
O presidente da Associação Japonesa de Sumô, Hakkaku, também está em Londres. Ele tem uma conexão pessoal com o evento: em 1991, venceu o último torneio realizado no Royal Albert Hall, quando ainda competia sob o nome de Hokutoumi.
“É nossa primeira turnê internacional desde que me tornei presidente. Estou muito emocionado”, declarou.
O Grand Sumo Tournament de Londres terá cinco dias de duração e começa nesta quarta-feira (15) no histórico Royal Albert Hall, reunindo os principais lutadores japoneses em uma exibição que busca aproximar o público europeu da tradição do sumô.