Quatro pessoas são presas no Japão por tentar contrabandear ouro escondido em roupas íntimas

Grupo tentou trazer 8 quilos de ouro em pó de Hong Kong para Tóquio escondidos em roupas íntimas para evitar impostos.

Quatro pessoas foram presas na segunda-feira (20) sob a acusação de tentar contrabandear cerca de 8 quilos de ouro em pó, avaliados em aproximadamente 98,7 milhões de ienes (cerca de US$ 650 mil), de Hong Kong para o Japão, escondendo o material dentro de roupas íntimas, segundo fontes policiais.

O suposto organizador do esquema, Masamori Nishimura, de 34 anos, teria instruído três mulheres, com idades entre 20 e 30 anos, a usarem roupas íntimas especialmente preparadas para esconder o ouro durante um voo em julho do ano passado.

De acordo com as autoridades, as quatro pessoas admitiram as acusações. Uma das mulheres declarou que foi recrutada por Nishimura, enquanto as outras duas, conhecidas entre si, participaram em troca de dinheiro e despesas de viagem.

Ainda segundo a investigação, as mulheres receberam as peças de roupa com o ouro escondido de um cúmplice em Hong Kong, seguindo instruções diretas de Nishimura. O objetivo do grupo era evitar o pagamento de impostos estimados em 9,87 milhões de ienes (aproximadamente R$ 330 mil).

O caso foi inicialmente detectado pela alfândega de Tóquio, que encaminhou as informações à Polícia Metropolitana, responsável pela prisão dos suspeitos.

As autoridades afirmam que casos de contrabando de ouro têm aumentado no Japão, impulsionados pela alta no preço do metal precioso. Nesta terça-feira (21), o preço de referência do ouro atingiu 23.370 ienes por grama, um recorde histórico, segundo a Tanaka Precious Metal Technologies Co.

A polícia segue investigando se o grupo fazia parte de uma rede maior de contrabando internacional, possivelmente ligada a intermediários em Hong Kong.