Urso invade campus da Universidade de Iwate e causa cancelamento de aulas no Japão

Animal foi visto por estudantes em Morioka e provocou congestionamento quando o campus foi esvaziado; ninguém ficou ferido.

Um urso que apareceu no campus da Universidade de Iwate, na cidade de Morioka, na segunda-feira (27), provocou o cancelamento das aulas da tarde e gerou congestionamento quando os carros começaram a deixar o local rapidamente.

O animal, com cerca de um metro de comprimento, foi avistado por um estudante por volta das 11h55 nas proximidades do prédio de intercâmbio internacional, no lado oeste da universidade. Policiais foram chamados, mas perderam o rastro do urso após uma breve busca.

Um estudante de pós-graduação da Faculdade de Agricultura afirmou ter ficado surpreso com o ocorrido. “Soube que um urso foi visto no portão principal há três anos, mas fazia tempo que não aparecia nenhum. Como houve avistamentos em Morioka recentemente, eu imaginava que isso poderia acontecer, mas não pensei que fosse realmente ver um aqui”, contou.

Mais tarde, no mesmo dia, outro urso — possivelmente o mesmo — entrou no estacionamento subterrâneo da sede do Banco de Iwate, a cerca de 2 quilômetros da universidade. O animal foi capturado pelas autoridades.

Até o momento, não há confirmação se se trata do mesmo urso visto no campus, e ninguém ficou ferido nos dois incidentes.

Autoridades locais alertaram a população para redobrar a atenção, já que os encontros com ursos têm se tornado mais frequentes na região de Morioka, especialmente durante o outono, quando os animais descem das montanhas em busca de alimento.