Espelhos em escadas rolantes da estação de Hakata buscam coibir filmagens ilegais no Japão

JR Kyushu instala espelhos em escadas rolantes da estação de Fukuoka para ajudar passageiros a identificar comportamentos suspeitos e prevenir casos de voyeurismo.

A companhia ferroviária JR Kyushu instalou espelhos nas paredes das escadas rolantes da Estação JR Hakata, na cidade de Fukuoka, como forma de prevenir filmagens ilegais e atos de voyeurismo. A iniciativa, lançada em 4 de novembro, foi realizada em parceria com a Delegacia de Polícia de Hakata e é a primeira do tipo adotada pela operadora ferroviária.

Os espelhos, retangulares e medindo 32,5 cm de altura por 48,5 cm de largura, foram produzidos com um processo especial que amplia o campo de visão. Abaixo de cada um há um aviso escrito: “Cuidado com filmagens ilegais!”. Dois espelhos foram fixados nas laterais de cada uma das quatro escadas rolantes que dão acesso às plataformas das linhas regulares da estação.

De acordo com a JR Kyushu, o objetivo é ajudar os usuários a perceber movimentos suspeitos atrás deles, inibindo possíveis criminosos. O chefe da estação, Kunitada Kato, afirmou estar confiante de que a medida “ajudará a reduzir crimes”. Já o chefe da Polícia de Hakata, Yoshiyuki Kiyosue, reforçou que a ação “mostra à sociedade que o voyeurismo não será tolerado”.

Uma passageira de 19 anos que utilizou a escada rolante comentou: “É melhor ter esses espelhos do que não ter. Dá mais segurança.”

Segundo dados da Polícia de Hakata, entre janeiro e setembro de 2025, cerca de 200 casos de violação das leis contra gravações indevidas e da ordem pública de Fukuoka foram registrados. As escadas rolantes em locais movimentados — como a estação de Hakata, usada por mais de 100 mil pessoas por dia — são áreas com maior risco de ocorrências desse tipo, o que motivou a adoção da nova medida preventiva.