Autoridades japonesas monitoraram o mar de Okinawa, mas descartaram risco de tsunami.
A JMA anunciou nesta sexta-feira, dia 21, que não há risco de tsunami no país após a grande erupção do vulcão Lewotobi Laki-Laki, na Indonésia, na noite de ontem.
Desde o evento, as autoridades monitoravam o mar na região de Okinawa para avaliar possíveis alterações, mas concluíram que a erupção não afetará as águas japonesas.
O vulcão entrou em atividade por volta das 23h40 (horário local), lançando uma coluna de fumaça vulcânica de aproximadamente 16.000 metros de altura. Grandes erupções podem gerar tsunamis, alterando a pressão atmosférica, mas esse cenário não se confirmou no caso do Lewotobi.
A Agência de Vulcanologia e Gestão de Desastres Geológicos da Indonésia elevou o nível de alerta para o mais alto e pediu atenção redobrada aos moradores próximos. O Lewotobi já havia registrado séries de erupções massivas em novembro, causando vítimas na região.
Segundo o Museu Smithsonian de História Natural, nos Estados Unidos, o Monte Lewotobi tem uma altitude de cerca de 1.700 metros e sua atividade vinha sendo monitorada desde o dia 12 deste mês, quando houve aumento da atividade sísmica na região.
Embora o Japão esteja livre de impacto neste momento, especialistas seguem acompanhando a evolução do vulcão.