Olimpíadas: Kirsty Coventry do Zimbábue é eleita presidente do COI

Ex-nadadora do Zimbábue venceu no primeiro turno e será a primeira da África a liderar o COI. (Imagem: YouTube | Canal do Comitê Olímpico Internacional, Grécia, 2025)

A ex-nadadora Kirsty Coventry, do Zimbábue, foi eleita presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta quinta-feira, dia 21. Coventry, medalhista de ouro nos Jogos de 2004 e 2008, venceu no primeiro turno da eleição realizada durante a 144ª Sessão do COI, na Grécia.

Aos 41 anos, a ex-atleta recebeu 49 dos 97 votos possíveis. Ela será a 10ª presidente da história do COI e poderá cumprir um mandato de oito anos.

Disputa acirrada e derrota de Watanabe
O espanhol Juan Antonio Samaranch Jr. ficou em segundo lugar, com 28 votos, seguido pelo britânico Sebastian Coe, com oito votos. Já o japonês Morinari Watanabe, presidente da Federação Internacional de Ginástica e primeiro japonês a disputar a liderança do COI, recebeu apenas quatro votos, ficando empatado com o francês David Lappartient.

Com propostas ousadas e até questionáveis, como a ideia de sediar uma Olimpíada simultânea em cinco continentes e renomear o COI para Organização Mundial do Esporte, Watanabe não conseguiu conquistar apoio suficiente.

“Sinto muito por não ter correspondido às expectativas daqueles que me apoiaram”, disse o japonês após a eleição. “Espero que este seja um novo primeiro passo para o mundo esportivo do Japão e que um dia tenhamos um presidente japonês no COI.

Mudança de liderança no COI
A eleição acontece um dia após o alemão Thomas Bach, que esteve à frente do COI nos últimos 12 anos, ser nomeado presidente honorário vitalício. Ele deixará oficialmente o cargo em junho.

Fundado em 1894, o COI já teve oito presidentes europeus e um dos Estados Unidos. Coventry se torna a primeira da África a liderar a organização máxima do esporte olímpico.