Fogo durou mais de 12 horas, deixou um morto e forçou evacuação de moradores na região portuária de Saganoseki
Um incêndio de grande proporção destruiu mais de 170 prédios durante a noite de terça-feira na cidade de Oita, no sudoeste do Japão. As autoridades confirmaram que uma pessoa morreu e que cerca de 180 moradores precisaram ser retirados de suas casas em algum momento da operação.
O fogo começou por volta das 17h45, em uma área residencial ao nordeste do porto de pesca de Saganoseki. De acordo com informações da Agência Meteorológica do Japão, havia um alerta de ventos fortes na região, o que pode ter contribuído para a rápida propagação das chamas.
Mesmo após mais de 12 horas de combate, bombeiros continuaram trabalhando durante a madrugada e a manhã seguinte. O incêndio consumiu cerca de 48.900 metros quadrados e chegou a atingir uma área de floresta próxima.
A polícia encontrou um corpo no local e trabalha para confirmar se se trata de um homem de 76 anos que está desaparecido. As Forças de Autodefesa do Japão foram acionadas pelo governo de Oita para ajudar na resposta à emergência.
O prefeito de Oita, Shinya Adachi, afirmou que não espera que o incêndio cause novos danos. Já Shogo Fujikawa, alto funcionário do governo, disse que a quantidade de fumaça está diminuindo e que a situação caminha para ser controlada, mas alertou que ainda é cedo para conclusões definitivas.
O governo central instalou um centro de coordenação no gabinete do primeiro-ministro. A premiê Sanae Takaichi declarou, na plataforma X, que o país oferecerá “apoio máximo em coordenação com os governos locais”.
A empresa Kyushu Electric informou que até 350 residências ficaram sem energia por causa do incidente.
As autoridades seguem investigando as causas do incêndio e monitorando possíveis riscos na área.
