Pesquisa da D x P revela que 50% dos jovens (13 a 25 anos) não conseguem pagar por comida ou aquecimento devido ao aumento de preços. ONG pede ajuda.
Com a aproximação dos feriados de fim de ano e o aumento contínuo do custo de vida no Japão, muitos jovens enfrentam dificuldades para cobrir despesas básicas, como contas de supermercado e serviços públicos.
A organização sem fins lucrativos de apoio à juventude D x P divulgou em 26 de novembro os resultados de uma pesquisa que revela a urgência das necessidades durante a temporada de festas. A pesquisa, que utilizou 531 respostas válidas de usuários de seu serviço de aconselhamento, focou nas preocupações dos jovens entre 13 e 25 anos.
Necessidades Básicas Não Atendidas
Questionados sobre o tipo de apoio de que precisam para passar o fim de ano, os jovens citaram majoritariamente a falta de acesso a alimentos e o alto custo da energia.
- 50% citaram a necessidade de “receber alimentos em casa”.
- 35% solicitaram “assistência com contas de aquecimento”.
- 31% escolheram “lugares onde possam comer de graça”.
Os comentários de resposta livre na pesquisa evidenciam o desespero causado pela estagnação salarial e a inflação:
“Os preços estão subindo muito, mesmo que meus salários não aumentem. Às vezes pulo refeições para economizar nos custos com comida.” – Mulher, 19 anos.
“A eletricidade está tão cara que não consigo ligar o ar-condicionado, mesmo quando a temperatura lá fora está em -10 graus.” — Homem, 21 anos.
A Ação da D x P e o Apelo por Ajuda
A organização D x P (pronuncia-se “dee-pee”), sediada em Osaka, administra o serviço de aconselhamento Yukisaki Chat no aplicativo Line e começou a fornecer assistência alimentar em 2020. Atualmente, a demanda está em seu ponto mais alto.
- Assistência Semanal: O grupo envia um pacote de 30 refeições prontas (como produtos em retort-pouch) uma ou duas vezes por mês.
- Volume Crescente: Cerca de 3.000 refeições são enviadas por semana para aproximadamente 100 destinatários. A metade destes são estudantes bolsistas.
- Urgência: Yukiko Oda, que supervisiona o serviço Yukisaki Chat, afirmou que, com a inflação deste ano, a ONG está enviando mais refeições do que no ano passado.

Noriaki Imai, diretor da D x P, ressaltou a importância de alcançar essa parcela da população: “Precisamos entrar em contato de forma ampla online e por outros canais… para que jovens em dificuldades que não podem contar com os pais consigam passar o Ano Novo.”
Para expandir a ajuda e entregar alimentos a mais jovens necessitados, a D x P está buscando apoio através de uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding que pode ser acessado através deste link).
Com informações via Asahi Shimbun
