Kanagawa oferece vacina contra sarampo gratuitamente após aumento de casos

Medida vale para pessoas que tiveram contato com doentes e não têm imunização completa

O governo de Kanagawa, no Japão, iniciou no dia 22 de dezembro um programa emergencial que oferece gratuitamente a vacina combinada contra sarampo e rubéola (vacina MR). A ação é voltada para pessoas que tiveram contato com pacientes infectados pelo sarampo e não possuem imunização suficiente.

A vacinação gratuita está disponível em 10 unidades médicas designadas dentro da cidade. Antes do programa, a vacina custava entre 8 mil e 12 mil ienes, valor considerado alto para muitos moradores.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa. Segundo autoridades de saúde, uma pessoa pode ser infectada apenas ao entrar em um local onde um doente esteve até duas horas antes. O período de incubação é de cerca de 10 dias, e a doença pode causar complicações graves, como pneumonia e inflamação no cérebro, podendo levar à morte em 1 a cada mil casos.

Durante a pandemia de Covid-19, o número de casos de sarampo foi baixo, mas em 2024 houve um aumento em todo o Japão. Muitas infecções foram trazidas do exterior e se espalharam entre pessoas com pouca imunidade. Em Kanagawa, foram confirmados 41 casos entre janeiro e novembro deste ano.

O programa é destinado principalmente a moradores que tiveram contato direto com pacientes e que não tomaram as duas doses recomendadas da vacina MR. A aplicação da vacina até 72 horas após a exposição ao vírus pode evitar o desenvolvimento da doença.

De acordo com o governo, foram garantidas doses suficientes para atender cerca de 280 pessoas. As autoridades reforçam a importância da vacinação para evitar novos surtos e proteger a população.