Wataru Morishige será porta-bandeira do Japão na abertura dos Jogos de Inverno

Patinador de velocidade dividirá a função e disputará sua segunda Olimpíada em Milão-Cortina

O patinador de velocidade Wataru Morishige foi escolhido como um dos dois porta-bandeiras do Japão na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, informou nesta terça-feira o Comitê Olímpico Japonês.

Morishige, de 25 anos, vai disputar sua segunda Olimpíada. Ele conquistou a medalha de bronze na prova dos 500 metros masculinos nos Jogos de Inverno de Pequim, há quatro anos. As competições em Milão-Cortina, no norte da Itália, acontecem de 6 a 22 de fevereiro.

Seguindo a política do Comitê Olímpico Internacional de promover a igualdade de gênero, o Japão também escolherá uma mulher para dividir a função de porta-bandeira na abertura.

O Comitê Olímpico Japonês informou ainda que a patinadora artística Kaori Sakamoto representará Morishige como porta-bandeira na cerimônia oficial de despedida da equipe, marcada para 18 de janeiro. O motivo é que Morishige estará participando de um período de treinamento na Europa nessa data.

Anteriormente, o Japão nomeava um capitão da delegação, mas o cargo foi extinto antes dos Jogos Olímpicos de Verão de Paris 2024 para reduzir a carga e a pressão sobre os atletas.