Jovens celebram Dia da Maioridade com cerimônia tradicional no Japão

Evento reuniu jovens de 20 anos em Yokohama com quimonos coloridos, trajes formais e símbolos da cultura japonesa

Jovens mulheres com quimonos coloridos de mangas longas e jovens homens usando ternos formais ou trajes tradicionais participaram, nesta segunda-feira, da cerimônia do Dia da Maioridade no Japão. O evento aconteceu na Yokohama Arena e marcou a passagem simbólica para a vida adulta de pessoas que completaram 20 anos.

As cerimônias, consideradas um importante rito de passagem no país, duraram menos de uma hora. Antes e depois do evento oficial, os jovens se reuniram na entrada da arena, nas calçadas e em estações de trem próximas para reencontrar amigos que não viam havia muito tempo.

Muitos aproveitaram o momento para tirar fotos e gravar vídeos com seus celulares. Os smartphones foram usados repetidamente para registrar encontros, trajes e lembranças do dia especial.

Entre os participantes, além dos ternos pretos e azul-marinho, chamou a atenção o grande número de jovens que optaram por roupas tradicionais, como as calças hakama e os casacos haori, reforçando o valor da cultura japonesa na celebração.

Embora a maioridade legal no Japão tenha passado a ser aos 18 anos após uma mudança no Código Civil em abril de 2022, a maioria dos governos locais mantém as cerimônias voltadas para jovens de 20 anos.

Dentro da Yokohama Arena, os participantes ficaram em pé para ouvir o hino nacional e, em seguida, cantaram juntos a canção oficial da cidade de Yokohama. Em um momento simbólico, muitos acenderam as luzes de seus celulares, iluminando o interior do local e encerrando a celebração com um clima de união e emoção.