Serviços de trens foram totalmente retomados apenas no início da tarde desta sexta-feira
A Linha Yamanote, uma das mais importantes do sistema de transporte de Tóquio, teve os serviços totalmente retomados no início da tarde desta sexta-feira após uma falha no fornecimento de energia que interrompeu a circulação desde o primeiro horário do dia. Segundo a operadora JR East, cerca de 673 mil pessoas foram afetadas.
A queda de energia ocorreu por volta das 3h50 da madrugada, provavelmente por um problema em uma instalação elétrica localizada no trecho entre as estações de Shimbashi e Shinagawa, no centro da capital japonesa.
A interrupção também atingiu a Linha Keihin-Tohoku, que corre paralelamente à Yamanote em parte do trajeto. Inicialmente, os trens ainda operavam, mas acabaram sendo paralisados tanto pela falta de energia quanto por atrasos em outras linhas de Tóquio e regiões próximas.
Na Linha Keihin-Tohoku, passageiros ficaram presos em trens parados entre estações. Depois, eles foram orientados a desembarcar e seguir a pé até as estações mais próximas.
O Corpo de Bombeiros de Tóquio informou que 10 pessoas, com idades entre 20 e 60 anos, relataram enjoo, falta de ar e outros problemas de saúde. Cinco delas foram levadas ao hospital.
A funcionária de empresa Yasuko Yoshida, de 51 anos, contou que o trem em que estava parou entre as estações Takanawa Gateway e Tamachi. Segundo ela, o trem ficou mais de uma hora sem se mover e, com o ar-condicionado desligado, alguns passageiros começaram a tirar os casacos devido ao calor.
“Fico pensando no que teria acontecido se eu tivesse um compromisso urgente”, disse Yoshida, após caminhar pelos trilhos até a estação Tamachi. Ela também demonstrou preocupação com possíveis impactos para estudantes que farão o exame nacional de entrada nas universidades no sábado.
Como medida emergencial, a JR East operou trens extras na linha do trem-bala Tohoku Shinkansen entre Tóquio e Omiya, em Saitama.
A empresa explicou que o fornecimento de energia à instalação foi interrompido durante a noite devido a obras de infraestrutura na estação Tamachi e não conseguiu ser restabelecido antes do início do primeiro trem do dia.
Por volta das 8h da manhã, também foi registrado um incêndio em uma instalação elétrica próxima à estação Tamachi. O fogo foi controlado cerca de 90 minutos depois. As autoridades informaram que ainda não está claro se o incêndio tem relação com a queda de energia.
O ministro dos Transportes, Yasushi Kaneko, afirmou em entrevista coletiva que determinou à JR East a investigação das causas do incidente e a adoção de medidas para evitar novos problemas semelhantes.
